5 de março de 2014

Março começa PESADO

Aqui vamos nós novamente às loucuras que somente o processo de imigração nos permite passar. rs..

TCFQ e aulas, aulas, aulas...

Quinta passada efetuei minha inscrição na próxima sessão do TCFQ, a ser realizada no dia 15 de Abril. Isso me dá 1 mês e meio para me preparar. Pouco, mas prefiro crer que será suficiente estudando massiva e intensivamente. Para isso, não optei pelo intercâmbio, conforme mencionei anteriormente, mas busquei realizar algumas aulas particulares mesmo com alguns professores com o aprendizado um pouco mais focado a conquistar uma boa nota no TCFQ.

O BIQ não me solicitou nenhum documento, nem mesmo a necessidade de refazer o TCFQ, mas como há a possibilidade de estar no limite da pontuação com a inserção da esposa, pois não enviei um TCFQ para ela, então já vou utilizando o tempo a nosso favor. O resultado da prova leva 1 mês para sair, fora o tempo entre período de inscrição e realização da prova. Uma Intention de rejet nos dá 90 dias para regularizar o dossiê, o que não seria suficiente para refazer um TCFQ, por exemplo.

Ah, sim! Enviei os documentos da esposa na sexta passada, devidamente traduzidos, mas dessa vez optei pela tradução juramentada no Brasil. Saiu um pouco mais barato que a canadense devido a cotação do dólar.

Vai enviar o dossiê por agora?

No mais, esse é um mês decisivo também para quem está ainda fora do processo buscando enviar o dossiê. Enviem seus documentos o mais rapidamente possível, mesmo que falte alguns documentos, como resultados do IELTS ou TCFQ, ou documentos que estão em vias de ficarem prontos, como cartas de comprovação profissional. Por que enviar a documentação aos pedaços? Bom, entendo que é importante garantir um número de dossiê antes da mudança das regras, pois assim estamos dentro das regras que já conhecemos. Assim, utilizamos o tempo do envio dos documentos, abertura do processo, e talvez até de uma Intention de rejet a nosso favor para enviar tudo aquilo que falta. Por isso, CORRAM!

Atualizando o "Resumé"

Decidi dar mais uma geral no currículo disponível via LinkedIn. Fiquem a vontade de enviar convites para conexão. É sempre bom aumentar o network, até porque estaremos, em algum momento, todos no Canadá. Configurei meu perfil como se estivesse no Canadá, e também peguei um número de telefone canadense que aponta para o meu celular no Brasil, para casos de empresas que queiram falar comigo. Quem sabe esta não seja uma forma de acelerar o processo? Há uma semana que fiz isso, e já recebi contato de um projeto em Alberta. Vamos ver como seguem as fases de avaliação!

Abraços!

8 comentários:

  1. Aplaudo a decisão de se precaver, Filipe! Não é nem só pelo fato de que o processo muda de uma hora pra outra e, sim, porque acho que o certo a se fazer em qualquer situação incerta (rá!) é tomar as medidas preventivas. Se o melhor resultado vier, ótimo, é só alegria; se não for assim, bem, pelo menos você já está preparado para contra-atacar.

    E que legal que seu perfil no LinkedIn já deu sinais de que a vida profissional lá pode ser um tanto mais fácil! Eu fiz o mesmo um tempo atrás e não só não recebi nada como ainda acho que perdi alguns contatos hehehe.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. É Doug, enquanto a gente não tem o bendito CSQ em mãos, não dá pra ficar tranquilio... Sabemos que dele pra frente, as coisas são mais brandas, mas até chegar nele, são várias as possibilidades.

    Isso somado a bagunça atual do BIQ, as mudanças de regras quase bimestrais, a demora, a ansiedade, a mudança do meu dossiê... O jeito é deixar alguns coringas na manga pra fechar esse jogo o quanto antes. rs..

    Sei que desse ano não passa... Tenho fé. rs..

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Filipe, você sabe se tem alguma data prevista para ocorrer mais mudanças no processo do Québec? Março, Junho, ou só janeiro de 2015?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi Filipe !

    Boa sorte no exame de francês. Espero que dê tudo certo, pra vc e, que logo vc esteja indo realizar o sonho de residir nas terras geladas.

    Vou adicionar vc no linkedin.

    abraços;

    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Boa sorte no TCF-Q Filipe! Eu acabei de enviar meus documentos para o México, tinha lido seu post e do Doug um pouco antes de enviar e corri mesmo, ainda tendo dúvidas sobre algumas coisas de documentos, vamos ver. Espero que tudo dê certo pra você e adorei a dica do linkedin!

    Abraços

    Rita

    ResponderExcluir
  6. Oi Filipe, tudo bem?
    Gostei muito do seu blog, as histórias são ótimas! Também morei fora do Brasil por um tempo, e me identifiquei com muitas coisas que você contou =)
    Tenho um site que reune blogs de intercambistas, se chama “Intercâmbio Blog”. Seria muito legal se você divulgasse seu blog lá! É de graça, na verdade fiz para ajudar futuros intercambistas a encontrar todos os blogs da cidade/país de destino em um só lugar.
    É só acessar www.intercambioblog.com.br e adicionar o link do seu blog.
    Por favor, participe! Com certeza muitas outras pessoas também vão gostar de saber sobre a sua experiência =)
    Bjs, Gabi.

    ResponderExcluir
  7. Essa é nossa esperança, Catherine! rs..

    Boa sorte para nós!

    ResponderExcluir
  8. Rita, ainda bem que enviou! Nunca sabemos em que nível o processo mudará, mas a tendência é que mude sempre para "pior". Pior pra gente, melhor pra eles. rs..

    Que você tenha mais sorte que nós nesta primeira fase. rs..

    Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)