19 de abril de 2013

Quase 10 meses e...

Nada! rs..

Daqui a pouco chego ao aniversário de 1 ano de processo provincial, e assim como muitos, recebi somente o e-mail de abertura do processo, e sigo conjugando o verbo "se patienter", pois o "attendre" já é sobrenome dos imigrantes. rs..

Realmente não há nem mesmo como chutar uma data ou uma expectativa de receber o CSQ, nem de imaginar quando será possível receber o visto.

Enquanto isso, a nova lista de profissões para o processo federal que reabre em Maio saiu, e apesar da TI ter sido novamente inserida na listagem, a minha especialidade ficou de fora.

Além disto, em alguns devaneiros, acabei vislumbrando algumas outras opções, e que apesar de ainda estarem no papel, creio que conseguirei executar em breve.

O que me deixa mais feliz, pelo menos, é que muitos amigos estão avançando em suas jornadas. Alguns recebendo CSQ, outros dando entrada no Federal, outros muito perto do danado do visto, e assim a vida caminha!

O interessante foi conversar há alguns dias com uma senhora que trabalhou muitos anos no consulado canadense. Descobri algumas coisinhas bem bacanas, entre elas que:
  • Solicitar um visto de estudo ou estudo e trabalho depois de receber o CSQ é furada, pois será quase com certeza negado. O consulado já terá o registro de que você é um candidato a imigração, e estes vistos são uma forma de adiantar as coisas desnecessariamente;
  • Solicitar um visto de turismo depois de receber o CSQ é indiferente, pois ele não é emitido pelo mesmo setor de imigração;
  • Comentei sobre minha expectativa de receber o visto só lá pra dezembro de 2014, ou até depois, considerando que entrei no processo em julho de 2012 e que os prazos provinciais e federais estão caóticos. Ela disse que não confio no meu taco. rs... Mencionei essa bagunça com a transferência para o BIQ México, e ela comentou que realmente as coisas estão muito complexas. Pouca gente pra muito trabalho, mas que algumas pessoas já estão sendo contratadas o que poderá dar maior celeridade aos processos;
  • Algo que muitos já sabem, mas vale sempre mencionar é que, o visto de turismo dá direito à estudar por 6 meses sem a necessidade de um visto maior de estudos, e também permite a realização de trabalho voluntário, o que gera a tão necessária experiência canadense mesmo sem ter um visto que te permita trabalhar formalmente e recebendo um salário. Isto é uma boa oportunidade de já adiantar a realização de uma integração local, estudo de línguas e estudo de mercado enquanto se espera pelo federal e o visto;
  • Outra informação não mencionada por ela, mas oficial conforme CIC, é que qualquer visto de permanencia temporária pode ser estendido, inclusive o de turismo. Uma coisa que poucos sabem é que, o visto de turismo NÃO dá permanência de 6 meses. Este é o máximo da validade dele, mas a sua permanência no país só é determinada no momento em que você pisa em solo canadense pelo oficial de imigração através de um carimbo em seu passaporte com data fim. Se você tem condições de aguardar o federal no Canadá, pode fazê-lo com um visto de turismo e um argumento embasado e válido para sua permanência, que na maioria dos casos é para estudo de línguas. O visto pode ser renovado até 30 dias antes do vencimento através de um processo online ou por correio. O processo pela internet pode levar em média 69 dias para serem processados e 132 dias caso seja enviado pelos correios. Enquanto se aguarda a decisão para a renovação do visto, mesmo que ele tenha vencido, é permitido permanecer legalmente no Canadá. Mais detalhes sobre a renovação de visto no site Oi Toronto.

Bom, somente algumas informações que alguns acabam hora ou outra por buscar, um pouquinho mais masticadas. rs..

Vejo vocês na próxima!

11 comentários:

  1. Bom post! Legal encontrar informações desse tipo de forma concisa e num só lugar.

    Quanto à espera, nem eu, que acabei de começar a etapa federal (ou melhor, mandei a papelada, né... começar mesmo só quando eles informarem que começou) arrisco fazer planos de receber visto. Com o federal oficialmente durando 22 meses, segundo o site oficial, acho que só vou-me embora em 2015.

    Ainda torço pra que o pessoal que iniciou o processo depois das mudanças seja beneficiado com um tempo de espera menor, seja no provincial, seja no federal. Esperei 16 meses na etapa provincial e agora mal dei a partida pros oficiais 22 meses. Acho que vou até fazer um tecnólogo hehehe.

    Força aê!
    Abs
    Doug
    http://jornadaparaonorte.blogspost.com.br

    ResponderExcluir
  2. E a vida segue...como não consigo dar entrada no processo esse ano e, sei que tudo pode mudar outra vez não vou desanimar. Nenhuma das minhas áreas está na lista. Nem administração nem hotelaria.

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. O complicado é que a cada dia que passa, menos queremos permanecer no Brasil, né Doug? rs..

    Se não temos jeito a não ser esperar, como bons brasileiros, damos um jeito (certo) de usar o tempo a nosso favor ou seguir outras estratégias pra lidar com isso.

    Tenhamos fé que as coisas irão melhorar em pouco tempo, afinal, novas pessoas foram contratadas para apoiar nos processos! rs..

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Filipe, fica firme aí cara, que mais dia menos dia sua hora de receber seu CSQ chega. Esperei 15 meses para receber o meu pela entrevista. É assim mesmo, quem quer sair do Brasil tem que nadar contra a maré, que no nosso caso é a espera, mas chegando lá a gente tira o atraso numa melhor qualidade de vida que poderá ser para o resto de nossas vidas!
    Força aee e um abraço!

    ResponderExcluir
  5. OI Filipe!
    Tudo bem?

    Também sou de Brasília e esperando notícias do BIQ. A diferença é que enviei a documentação apenas esse ano. Então acho que vai demorar muito mais! Meu marido também é da área de TI, e temos um casal de amigos que já moram lá que também são da mesma área...a demanda é muito grande. Mas acabei sendo a RP pois meu francês é melhor...

    Estamos pensando em solicitar um visto de estudante (curso superior de 3 anos) antes de sair o CSQ. Pela sua conversa com essa pessoa, você acha ser possível? Uma vez que o CSQ ainda não estaria emitido no ato da solicitação do CAQ.

    Parabéns pelo blog e boa sorte para nós!

    Abraços,
    Stefânia

    ResponderExcluir
  6. Cleyton, só "paro" quando estiver com gelo até o pescoço! rs..

    Essas transições do processo e essa falta de informações é que acaba matando qualquer um. Ficamos sem base para saber qual poderá ser a próxima ação por parte deles, e também acabamos por ficar sem ação e sem planejamento.

    Mas quem tá na chuva do processo de imigração, tem que pelo menos se encharcar e pegar uma gripezinha pra ficar mais forte. rs..

    Vamos juntos! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Olá Stefânia!

    Obrigado pela visita!

    Temos que organizar um novo encontro de imigrantes aqui em Brasília para conhecer os novos rostos! Tem muita gente bacana por aqui também que está conosco nesta espera!

    Acredito que o CAQ, segundo o que obtive de informação com a senhora que trabalhou no consulado, é mais fácil de ser obtido antes do CSQ. E por consequência, o CSQ é mais fácil de ser obtido após o CAQ, mas o CAQ é mais difícil de ser obtido após o CSQ devido a ordem de grandeza dos certificados.

    Vocês sabem que o custo de estudos não residente é 6x maior certo? Será que não vale a pena segurar esse investimento mais um pouquinho?

    Sucesso para vocês!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. OI Filipe!

    Vamos marcar sim! Acho que vai ser ótimo ter mais um fórum para troca de experiências!

    Pois é, eu já decidi curso e universidade. Agora estamos aguardando apenas a época de enviar o meu currículo para ser aceita para a temporada de 2014.

    É verdade, o valor é muito mais alto. Mas como meu marido estará trabalhando de lá (ele é sócio de uma empresa que vai continuar funcionando aqui), e fizemos uma boa economia considerando esses anos de espera, já estamos cientes e preparados para essa despesa. No fim das contas, é o mesmo preço de fazer um bom MBA aqui no Brasil...então vamos a luta, né?

    Bom, quando quiser agendar esse encontro, pode contar conosco para ajudar na preparação, ok?

    Grande abraço e sucesso para todos nós!
    Stefânia

    ResponderExcluir
  9. Ah, sendo assim, ótimo! Grande oportunidade de se inserir no mercado canadense e já fazer contatos! Estão mais que certos!

    Pois é, vamos ver como anda a movimentação nos grupos para organizarmos um encontro. Já participa dos grupos do Google e Yahoo para imigrantes de Brasília? Dê uma olhadinha. A troca de informações é muito bacana!

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Filipe, não sei o quanto você deseja ir para o QC, mas já pensou em tentar imigrar via QUALQUER outra província?

    ResponderExcluir
  11. Olá "oh".

    Já pensei, mas como já estou no processo, e não tenho uma urgência em imigrar, acabei por aceitar a demora do processo ao meu favor. rs..

    Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)