5 de janeiro de 2012

E dalhe dinheiro...

As mudanças do processo não pararam somente nas provas de proficiência em Francês e Inglês.

Para os que ainda não acompanharam, mudanças vieram também para as taxas de entrada no processo, e também para as documentações enviadas para a parte federal do processo, que agora deverá ter tradução juramentada.

O que me assusta é ver gente gastando até 7 mil reais para traduzir a documentação, sem contar com os valores que já gastamos comumente quando buscamos a emigração, como cursos de línguas (nada baratos), sedex pra lá e pra cá, passagens aéreas, e dalhe dinheiro...

O Wellington, do blog Well & Suzel, citou algo interessante. Será que o processo de imigração está fechando as portas para aqueles que possuem um poder aquisitivo menor? Afinal, não é brincadeira gastar por volta de 20 mil reais, ou mais, desde quando se tem a idéia de imigrar, até os vistos. Isto sem contar com o pé de meia que devemos ter para nos manter nos primeiros meses de Canadá, sem trabalho.

A imigração, de fato, está se tornando algo caro e mais dispendioso. Será que há um motivo por trás disso, exceto "cortes de gastos" para a imigração canadense?

Vai saber... O jeito é correr contra o tempo, antes que nos tirem mais dinheiro! :(

Abraços!

5 comentários:

  1. Poxa, 7 mil em tradução? Onde isso? As piores estimativas que vi foram por volta de 2 mil reais... Acho que eu devia ter me tornado tradutora, viu? Esse povo parece ganhar rios de dinheiro... Eu, hein!

    Pesquisa direitinho, Filipe! Tenho certeza que vocês não vão precisar gastar 7 mil reais para traduzer a documentação de vocês.

    Abraços,
    Lídia.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!!!!! Postamos ontem no nosso blog sobre os gastos até o momento com o processo, e vimos que é só o começo... estamos na mesma fase que vocês (fazendo as provas e juntando todos os documentos possíveis e imaginaveis para enviar ao consulado), e só com as provas já gastamos mais de R$1.000...
    Talvez a imigração esteja sim querendo reduzir o número de imigrantes, ou fazer com que as pessoas que apliquem sejam aquelas que realmente querem ficar no Canadá, afinal, se você gasta R$20.000 como mencionado no post, é porque realmente se tem o propósito de ir pra ficar...
    Vamos tentar manter contato, ja que nosso timeline está parecido...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo, no nosso caso gatamos mais ou menos isso (7 mil) com as traduções, a questão não é apenas o valor das traduções, mas a quantidade de documentos que se tem para traduzir. No nosso caso eu fiz muitos cursos (2 graduações, pós graduação, mestrado e trabalhei em vários lugares).Por isso foi tão caro. Espero que vcs não tenham que gastar tanto dinheiro!!!!!
    Um grande abraço e muita força pra vcs!
    Da Turma do balão!

    ResponderExcluir
  4. Meu Deeeus 7 mil!!!!
    Nossa! Nós já gastamos muito tbm nesse processo, falo só com aulas de francês por volta de 18 mil, fora sedex docs, etc, agora estamos esperando a convocação para a entrevista q provavelmente será na Bahia, entao gastaremos com passagens e hospedagem e por aí vai, sem falar na tradução juramentada para o Federal.

    É muita grana amigo.
    estamos abrindo mão de muita coisa por este sonho aventura sei lá o q, eu sinceramente espero que faça valer a pena.

    Sorte pra vc que ainda esta nessa nova fase chata e cara.

    vai dar tudo certo no final, estamos juntos nessa!

    ResponderExcluir
  5. Acho que é um pouco de paranóia falar que querem barrar os mais pobres. Estudar língua(s), comprar passagens e ter dinheiro para ficar desempregado por um tempo já custa MUITO dinheiro.

    Minha "teoria da conspiração" é outra: Como eles têm um milhão de pedidos de imigração pendentes, querem que o número de pedidos diminua.

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)