19 de dezembro de 2011

Estou, infelizmente, de volta à Brasília

Olá pessoal!

Antes de qualquer coisa, quero agradecer à TODOS (inclusive à Carolina que só trás notícia ruim. Rs.. Brincadeira!) pelo apoio e força que vocês deram no último post. Não consegui responder à todos, mas farei isso de pouco em pouco! 

Tenho certeza que essas alterações no processo, no fundo no fundo não foram tão substanciais assim, mas jogaram de fato um balde de gelo puro em muita gente.

Hoje, muito embora, não vim para falar de notícias ruins!

Como o título desta postagem já disse, cheguei hoje de Montréal após 16 dias à 0º C. A viagem foi muito boa mesmo!

O impacto de realidades é MUITO, mas MUITO grande mesmo. 

Saber que até a pessoa mais rude é mais educada que muitos brasileiros, é reconfortante. Saber que se pode passar 16 dias (e com certeza muito mais que isso) utilizando somente metrô e ônibus pra cima e pra baixo, é interessante. Saber que meu francês está muito aquém do que eu gostaria e necessito ter, apesar do inglês ter trabalhado bem durante todo o tempo na viagem, é preocupante. Saber que pelo menos 95% das coisas são mais baratas em Montréal, do que em Brasília, é tranquilizador.

Decidi por contar um pouco de cada etapa da viagem, separando por alguns posts, pra ficar um pouco mais organizado, e de fácil acesso aqueles que precisarem destas informações.

Apesar disto, vejam que 16 dias pode não ser nada comparado com aqueles que já vivem por lá faz tempo. Então todas as minha opiniões daqui para frente serão, APENAS, minha visão sobre os assuntos.

Hoje não irei falar muito, apenas deixar aberto os próximos posts para que perguntem o que quiserem sobre a viagem e este período em Montréal. Terei o maior prazer em compartilhar as informações por aqui.

Vou tentar também disponibilizar as fotos no Flickr.com para que vejam um pouco de como foi a viagem.

Amanhã ficarei por conta de procurar cursos preparatórios e datas para TCFQ e IELTS em Brasília. Em breve compartilho também estas informações com vocês. Por falar nisso, a Cultura Francesa está fazendo uma promoção para curso intensivo de férias (para Janeiro de 2012) por R$ 380,00 no site de descontos Clickon. Para os interessados, segue o link: http://www.clickon.com.br/Brasilia/D15476

Então, por hoje é isto!




2 comentários:

  1. Eu espero poder dar notícias boas também... kkkk
    Essa mudança nos pegou no susto, eu achava que seria em janeiro... até discutimos isso na CBQ no fim de outrubro...
    Mas vai dar tudo certo! A gente chega lá!
    Quero ver as fotos da viagem...
    À Bientôt

    ResponderExcluir
  2. Seja bem vindo de volta. rs
    Que bom que gostou da viagem e infelizmente essas mudanças meio que desanimou muito a mim tb. As informações importantes seriam sobre opções de voo, estadia e custo médio por dia. Aos poucos você vai conseguir ir nos informando. Abs.

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)