9 de abril de 2011

Sou covarde, SIM! E você?

Post indignação, fique à vontade para pular a leitura, pois será pesada.

Pois bem. Vejo MUITO comentário de gente que não apoia a emigração, e incitam o seguinte: "Fugir dos problemas do Brasil não irá resolver nada. Você terá os mesmos problemas lá fora e será um covarde por não lutar pela melhora do seu país.".

Primeiro, não sou e NUNCA serei patriota, por "n" motivos. Falando em patriotismo, é bonito ver pessoas com palavras bonitas e a boca cheia pra falar do lindo Brasil que ostentam, mas na hora de lutar realmente por alguma coisa, reclama dos problemas e espera a solução nascer no quintal. Quem sabe nasce né? 

Segundo, lutar pela melhora é diferente de se sujeitar a esperar que um héroi nacional apareça e resolva todos os problemas da podridão em vários setores do Brasil. Por que eu falo isso? Qual a porcentagem de pessoas que são REALMENTE engajadas em mudar alguma coisa para melhorar O CONJUNTO e não o INDIVIDUAL? Há sim quem queira mudar, mas estes são uma minoria (pra não dizer 0,01%) que nunca terão voz.

Fato é que o "Rio de Janeiro continua lindo", o "jeitinho brasileiro" está aí, e não vai mudar. Os poucos que realmente teriam forças e esperanças de mudar, se sujeitam a emigrar, e evoluir um país que não é seu, mas que lhe acolhe com o mínimo de respeito.

Se fugir é a palavra certa no lugar de emigrar, eu não sei. Se iremos deixar de ter os mesmos problemas que temos aqui, alguns deles, sim, talvez. Alguns serão minimizados, mas todos, jamais. Não iremos morar no país das maravilhas, mas se souberem como chegar lá, me avisem que aplico para meu visto de residente DEFINITIVO hoje!

12 comentários:

  1. O maior problema q vejo eh, de morar em um pais aonde a grande maioria da populacao nao sabe votar, nao tem educacao e nao sabe analisar os fatos e o q esta acontecendo. Aprendeu a ser acomodado e viver com a esmola do governo...Lutar para q ? Nada muda ? retrato do Brasil...e por ai vai...

    ResponderExcluir
  2. Calma Felipe, esta pressão e a raiva que a gente sente vão passar, rs... ou pelo menos melhorar.
    Eu posso dizer que eu tentei fazer a minha parte enquanto estava no Brasil. Sempre cumpri meus deveres e tentei lutar pelos meus direitos; nunca aceitei o jeitinho brasileiro, tentei votar com responsabilidade e fazer o que eu podia para melhorar as coisas. Só que chega uma hora que vc só tem duas opções: ame-o ou deixe-o.
    Ficar reclamando não é pra mim!!! Eu não conseguia mais ver as coisas erradas e ter que me sujeitar a elas pra conseguir viver.
    Eu com certeza não resolvi os problemas do Brasil, mas tenho certeza absoluta que resolvi a maioria dos problemas que eu tinha lá. É claro que ganhei problemas novos, mas agora tenho a opção de escolher o que é melhor pra mim. Enquanto o Canadá me fizer feliz, eu fico por aqui; até porque os brasileiros de uma maneira geral estão super satisfeitos e quem sou eu pra dizer que eles estão errados! Cada um tem que escolher o que é melhor pra si.
    Se isso é covardia ou egoismo: fazer o que, ninguem é perfeito!
    Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  3. Eu não acho que estamos fugindo, acho que estamos tendo coregem, e muita coragem, de dar um basta e buscar algo melhor para as nossas vidas.

    ResponderExcluir
  4. Estamos fugindo de uma luta perdida, tentar transformar uma cultura, a brasileira, em algo evoluido é perda de tempo. As pessoas infelizmente acham que vale a pena roubar. Estamos atras de nossos iguais. Covardes são os que no atacam. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Nao tive o menor peso na consciência ao virar as costas para o Brasil, pois durante muitos anos foi o Brasil quem me virou as costas sem dó nem piedade.
    E para quem perde tempo me taxando disso ou daquilo, já apertou o grande botao vermelho do "flora-se" faz tempo.
    Mas calma, um dia esses que batem no peito chegarao a mesma conclusao que nós chegamos, que a luta pelo Brasil é uma batalha que já nasceu vencida.

    Abraços
    Erika

    ResponderExcluir
  6. Pois é Filipe, esta é uma discussão que não tem fim...todos os países têm problemas, felizes de nós que podemos escolher o que mais nos convém né? Tô vivendo de saudade da família, isso nunca vai passar, eu sei, tbm fico feliz de saber que se um dia eu quiser, poderei voltar, pq o Brasil é realmente mto bonito, mto rico, mto feliz, mas sabe o que? Eu quero mais é trazer quem eu puder pra cá e aproveitar tudo que o Canadá tem de bom ( e eu ainda só consigo enxergar as coisas boas)...os comentários de quem está do lado de lá, são os mais variados possíveis rsrs...só me resta rir, pq imigração não é pra qualquer um. Força aí e não dá bola pra comentário desse tipo, não! Abraço

    ResponderExcluir
  7. Na verdade estas pessoas que nos falam este tipo de bobagem, se "doem" por não terem capacidade/coragem etc de emigrar. Na verdade elas queriam ter nossa coragem/determinação e força mas não tem.
    No mais como diz a frase:
    -Os incomodados que se retirem!
    Eu estou me retirando com muitoO prazer!
    Abraço Fraterno!

    ResponderExcluir
  8. É tão bom ser covarde aqui no Canadá.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  9. Oi Filipe, graças a Deus eu ainda não encontrei pessoas que ficam falando mal desse meu plano de mudar. Mas sinceramente, do pouco que eu ja ouvi a minha atitude era sempre não discutir. Um porque eu não tenho que ficar me justificando com ninguém, dois porque tem hora que a discussão simplesmente não vale a pena porque olha só o nível da pessoa com quem você tem que falar. Sério, não tenho paciência. Sempre que me perguntam porque estou indo embora eu não falo dos problemas que vejo e dos quais estou querendo realmente a maior distância do universo, se isso é fugir então estou mesmo na maior carreira. O que eu sempre falo é que eu sou jovem e estou aproveitando as oportunidades que estão a minha frente e que uma experiência lá fora sempre é enriquecedora pro currículo e pra vida. Pronto, qualquer pessoa que tente argumentar contra isso não vale uma gota do meu suor. O que eu vejo é que as pessoas que estão imigrando tentam convencer os outros que esta é a melhor solução e que todo mundo deveria ir junto. Eu só faço isso com amigos muito próximos que eu adoraria ter ao meu lado lá e que eu considero, pelo o que conheço deles, capazes de enfrentar a dificuldade de recomeçar tudo em um mundo estranho, onde até falar no telefone é um desafio. Um abraço, e em momento algum você está sozinho.
    Vivi frozenburguers.

    ResponderExcluir
  10. Sabe - todos estes comentários me enervam, afinal - como sempre o Brasil continuará sendo o país do futuro, somente do futuro. Mesmo durante este tempo de bonança, o Brasil não faz o dever de casa - investir em educação (the silver bullet), infra-estrutura, promover reformas de legislação trabalhista e tributária, afinal... nada. Portanto - digo - A TODOS - que tem a CORAGEM de imigrar - PARABÉNS! Afinal - por percebermos que tudo isso e muito mais - JAMAIS MUDARÁ - cabe a nós - e tão somente a nós - buscarmos o nosso ELDORADO! Parabéns a todos que tem esta coragem!
    &
    Vou dizer somente o seguinte - a todos estes que dizem isso a vcs (nós tambem já ouvimos isso) que abandonar o país é um ato de covardias, digo - um beijo e um queijo - nós estamos de partida!!!
    WHOA!!!
    Abs!
    CasanovaCanadá

    ResponderExcluir
  11. Já me sentí covarde por não ter ficado e lutado por um país melhor,por uma cidade mais segura(RJ),mas hoje me sinto em casa,uma casa que vê nossos direitos,que nos dá ajuda quando precisamos e que nos permite começar de novo e refazer as vidas(mesmo que seja gastando muito do no$$o próprio dimdim).
    Me sinto hoje dentro do meu país e patriotismo vim a saber o que era aquí no dia 1º de julho em Ottawa!!
    Hoje não tenho mais raiva do Brasil,apenas compaixão.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que engraçado, eu me vi nas tuas palavras agora, no que se refere ao Brasil, Patriotismo, tudo mais...

    é enojante viver aqui, para mim já deu, chegou no meu limite, agora é uma questão de empurrar com a barriga, suportar o Brasil enquanto não pego meu diploma da faculdade e não termino o francês, pq de resto, cansei, me faz mal...
    Até na empresa, que é uma multinacional, eu me irrito, pois por mais que seja multinacional e tudo mais, a cabecinha podre de brasileiros dos gestores, cagam em tudo, isso me cansou, já não confio mais nas pessoas, então agora estou naquelas de levar até onde der... E seja o que Deus quiser, pq se fosse como eu quero, aqui não estaria mais há tempos e tempos...

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)