13 de março de 2011

TI in loco

Mais uma vez pesquisando, encontrei mais informações interessantes sobre TI em Québec. Esse será um post "um pouco específico demais" e mais voltado ao pessoal de TI, por isso, leitura opcional! rs.. Participo das descussões do grupo "Informática no Québec - Canadá" do Google Groups, e lá havia uma postagem já antiga citando vários links de You Tube e alguns sites.

Estes links eram alguns testemunhos de profissionais que trabalham em Québec, sobretudo na área de Tecnologia da Informação, em áreas diversas. Aí podemos citar programadores, analistas de sistemas, gerentes, engenheiros, designers e claro, qualidade de software, que é minha área foco hoje e a qual pretendo permanecer atuando por lá.

É de fato difícil encontrar informações sobre esta minha área de atuação em específico, pois a Qualidade de Software hoje ainda é uma visão um pouco recente (na verdade, nada recente) e que gera certo debate entre visões de projeto dentro da TI. Isso porque não é uma especialidade que gere um produto final diretamente, como arquitetos ou programadores, por exemplo, e que pode ser opcional dentro dos projetos.

Por isso, tudo que encontro, é uma forma de mensurar o que posso esperar sobre isso quando chegar por lá. O que tenho obtido de informações, mesmo que poucas, tem sido bons feedbacks, pois o Canadá possui uma aceitação maior para a Qualidade de Software do que no Brasil.

Retornando a idéia e dica que queria passar com este post... Ma Carrière Techno é o site que possui as informações e os videos de testemunhos das várias áreas da TI como citei anteriormente. Os testemunhos são de imigrantes, mas também de quebecos que atuam na área, dando informações como: ferramentas de trabalho (hardware, software, outros), paixões, dicas e recomendações. Tudo de acordo com suas áreas de atuação, claro.

Há um outro site que também oferece muitas informações sobre TIC (Technologies de L'Information et des Communications) que é o Techno Compétences. Há inclusive um estudo sobre a área de desenvolvimento de jogos em Québec em 2010 que achei muito bacana também.

Enfim, vale conferir um pouquinho para se informar da realidade da TI por lá.

Abraços!

6 comentários:

  1. Nao sou de TI, mas essas ferramenteas sao muito legais.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. também não sou dessa área, mas o site parece super bom.
    podia ter um assim de Hotelaria. rs rs

    quando puder faça uma visitinha no http://meetyoutherecanada.blogspot.com/ fiz um post sobre Vancouver.

    abraços !

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Estou me planejando para fazer um intercâmbio em Montreal este ano. O programa que eu pretendo fazer é o de study + work (bilíngue). Será que você poderia me passar o seu contato para trocarmos uma ideia? Também trabalho com qualidade de software e quero trabalhar nessa área no Canadá, nem que seja voluntariamente.

    Desde já agradeço =)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Thiago, obrigado pela visita!

    Me mande seu email por comentário que não publicarei e entro em contato contigo. Seu perfil está desabilitado e não tenho como entrar em contato diretamente.

    Fico no aguardo.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)