8 de dezembro de 2010

J'adopte un pays

Olá meu povo!

Pouco tempo após assistir o filme que citei no post "Eu vou sair, você fecha a porta?", escutando como de costume os podcasts da RCI (Português), ouvi durante os comentários finais do programa, onde lêem cartas e postagens dos ouvintes, sobre um projeto de um dos apresentadores do programa, Hector Vilar, chamado J'adopte un pays: Opção: Canadá.

Na verdade foi um comentário bem breve, e não foi citado nem mesmo o nome do projeto, apenas o nome dos personagens, que neste caso são Patrick e Valéria. Até eu descobrir, foi complicado. rs..

O que importa é que é um projeto filmado em 2007 que mostra a realidade de um casal, os quais citei acima como personagens, já com visto na mão e em ponto de partida para Montréal. A "mini-série" é composta por 20 capítulos e um pequeno capitulo final de desfecho. Mostra bem como é o início dos imigrantes falantes de português na província francófona.

É mostrada a dificuldade na obtenção de emprego, como funcionam as universidades, o inverno, o francês que é a grande barreira, o inglês que é a segunda chave de Montréal, entre muitas e muitas outras informações bacanas de um casal verídico.

Recomendo assistir todos os capítulos, para se divertir, e também para conhecer alguns aspectos importantes da imigração.

Segue o primeiro episódio da série:

Parabenizo a equipe RCI por trazer de forma tão bacana estas informações para quem ainda está por aqui no Brasil e precisa de boas referências sobre a imigração. E claro ao casal, que dispuseram de suas vidas pessoais para mostrar fatos da imigração de forma real. Sucesso para vocês!

7 comentários:

  1. Olá...

    Não consegui encontrar referências de quem é este casal que escreve no blog mas, estou achando demais. Vocês são de SP? Bem, meu nome é Sandro, obtive o CSQ semana passada e a entrevistadora foi a Soraia Tandel (do documentário o último que sair, fecha a porta). Gostaria de pedir à vocês de colocarem os links deste documentário no blog (se puderem é claro).

    Gostaria de dizer que o Blog está muito bom e que já está na minha lista de preferidos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Felipe, adorei esse post e assisti o primeiro vídeo e vou assistir os outros tbm.
    Valeu pela dica viu.

    abraço,
    diariocanadabrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oba! Gostei! E você vai postar todos os capítulos aqui no seu blog para divulgar? Hehehe... ^^
    Abçs,
    Lídia.

    ResponderExcluir
  4. Esse documentário do Patrick e da Valéria já tá até antigo (2007), e bem conhecido entre os candidatos a imigração do quebec.
    Ele tem blog procure por Patrick Duglay no google que aparece o blog dele.
    Veja também que aparece o Erasmo e a Elaine que deram testemunho que está na 1a. pagina do site da imigração.

    ResponderExcluir
  5. Oi Filipe! Nossa, adorei, já assisti todoooos os 20 capítulos, numa tarde só!rs..Ansiosa??Imagina!!!

    Obrigada pela dica!!!

    Abraços pra você e Amanda!

    Ps: Adoramos conhecê-los!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Felipe! Ótima dica! Obrigada por disponibilizar os vídeos.
    Vamos que vamos!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)